quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Candidatos da Coligação Portugal à Frente visitam Vila do Bispo



 A coligação assumiu o compromisso de apostar numa economia mais equilibrada, que combata a sazonalidade, apostando na diversificação da oferta turística e apostando noutros sectores fundamentais para o Algarve, como são:  

O caso da agricultura,
Do mar, 
Da investigação e desenvolvimento.

Da visita que contou com a presença dos Candidatos da Coligação Portugal à Frente e dos Autarcas locais do PSD, resultou um balanço muito positivo do atual mandato legislativo, em que podemos destacar o novo quartel da GNR de Vila do Bispo, as obras de requalificação da Fortaleza de Sagres, os trabalhos de conclusão das obras da EN 125 Lagos-Vila do Bispo, a construção da nova ETAR, e os apoios financeiros para a construção do Centro Escolar de Budens, e para a abertura do Lar e Creche também em Budens.

Definimos como principais prioridades para o próximo mandato, a requalificação da entrada de Sagres, 




A manutenção dos investimentos na pesca e agricultura local,


O combate à sazonalidade, e a criação de novas oportunidades de emprego para os Jovens.
Queremos um Algarve e um Concelho com mais emprego.




Com uma economia mais equilibrada. 
Que valorize o património e aposte em áreas em que somos excelentes.
Vamos investir numa região com mais coesão social e qualidade de vida. 
Orgulhosa da sua História, e confiante no futuro.


domingo, 27 de setembro de 2015

Assembleia Municipal recusa debater e aprovar redução do IMI



Assembleia Municipal de Vila do Bispo recusa debater e aprovar a proposta do PSD para reduzir o Imposto Municipal sobre Imoveis (IMI) até 20% para as Famílias do Concelho.

O grupo Municipal do PSD apresentou na última Assembleia Municipal uma proposta, que estava devidamente fundamentada e com enquadramento legal claro, para que fosse discutido e deliberado uma redução do IMI para as Famílias do Concelho com dependentes a cargo.

A proposta do PSD tinha por objetivo:

Conceder um desconto de 10% no IMI às Famílias com 1 dependente a cargo, 

Um desconto de 15% no IMI às Famílias com 2 dependentes a cargo

E um desconto de 20% no IMI às Famílias com 3 dependentes a cargo.

A proposta não foi aceite devido à indisponibilidade por parte de alguns membros da bancada do Partido Socialista e da bancada do Bloco de Esquerda, que alegaram desconhecimento e impreparação para discutir e deliberar o assunto.

Estando o PSD em minoria na Assembleia Municipal, pouco mais nos resta fazer do que insistir nas próximas Assembleias Municipais, e esperar que a maioria dos eleitos reconheça que em Vila do Bispo as Famílias devem ter desconto no IMI à semelhança do que já acontece na maioria dos Concelhos do Algarve.



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Manifesto de apoio do PSD Vila do Bispo




Em 2011 quando o atual mandato legislativo foi iniciado, Portugal estava numa situação económica e social dificílima. 

O Pais tinha sido alvo de um pedido de ajuda externa, protagonizado pelo Governo Socialista que tornou nossos credores a troika.

A situação era dramática, a economia estava em recessão, o desemprego era elevado e estava a aumentar, a nível social estávamos mergulhados numa crise sem paralelo. 

No Algarve a situação era ainda mais grave, com níveis de desemprego ainda mais elevados e uma economia Regional completamente bloqueada pela falta de investimento.

Neste panorama Nacional e Regional dramático, era expectável que o nosso Concelho sofresse com a falta de investimento do Governo, mas felizmente isso não aconteceu.

Durante o mandato do atual Primeiro Ministro Passos Coelho, foram iniciadas, concretizadas e garantidas obras que demonstram que mesmo em tempos dramáticos de crise, o nosso Concelho nunca foi esquecido.

Neste mandato, pela mão do atual Governo foi construído 

- O novo quartel da GNR de Vila do Bispo que representou um investimento global superior a um milhão de euros.

- Foram criadas condições para terminar as obras na EN 125 Lagos-Vila do Bispo.

- Foi garantido e mantido o investimento na primeira fase de requalificação da Fortaleza de Sagres que representou um investimento de quatro milhões de euros.

- Foi dado início à construção da nova ETAR de Vila do Bispo e Sagres que representa um investimento na ordem dos dois milhões de euros com término de obra previsto para final deste ano. 

- Mais recentemente, já este ano, foi garantido o investimento para a reabilitação do edifício da antiga lota de Sagres.

- E este mês, assinado o acordo de colaboração entre o Instituto de Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo que permitiu, a abertura da Cresce de Budens e de Futuro, o Lar de Idosos.

- Não queremos ainda deixar de recordar, que já está em funcionamento para o atual ano lectivo, o novo Centro Educativo Comunitário Multisserviços de Budens que só foi construído graças a uma candidatura que nos disponibilizou um apoio financeiro de novecentos mil euros correspondentes a 85% do valor da Obra.

O balanço deste mandato do Governo no que diz respeito ao nosso Concelho é francamente positivo.

Estamos na política pela verdade, e todos sabemos, que apesar das dificuldades que o nosso Pais passou, o nosso Concelho nunca foi esquecido.

Ainda não descobrimos se são as rosas que tem espinhos, ou se são os espinhos que tem rosas. 
Mas o que já sabemos, é que com as rosas, a mão que lhes dá a guarida é a mão que sai ferida.

Portugal está no rumo certo como todos os indicadores atualmente o indicam, 
- A economia está a crescer, 

- O desemprego a diminuir, estando já abaixo dos níveis de 2011. 

- A confiança aumenta,  

- Os juros externos atingem mínimos, 

- O défice está controlado 

- E as exportações e o turismo atingem níveis nunca antes vistos. 

Só com as contas do país controladas conseguiremos manter o ritmo económico, reduzir o desemprego e reforçar a intervenção social.

Sabemos contudo que o caminho a percorrer ainda será longo e que muito ainda necessita ser realizado.

Precisamos que o investimento no nosso Concelho seja mantido, precisamos de investimento para garantir a segurança, a saúde e a melhoria das condições de vida das nossas Populações.

Queremos um Concelho e uma Região com mais emprego, com uma economia mais equilibrada, que valorize o nosso Património e que invista nos nossos Cidadãos.

Corrigida de forma sustentada a situação financeira, podemos com humildade afirmar, que agora, Portugal e o Algarve podem mais, fruto do esforço e compromisso de todos.

Nada está concluído, por isso devemos continuar o rumo.

Nestas eleições vamos manter Portugal à frente,
 pelo Algarve e por Vila do Bispo.

PSD Vila do Bispo, a 25 de Setembro de 2015



domingo, 13 de setembro de 2015

Declaração Voto Orçamento Municipal 2015





Os Vereadores do PSD abstiveram-se nesta votação 

Porque entenderam que um voto contra este orçamento poderia condicionar a abertura ao Público do Lar de Idosos e Creche de Budens, e também do Centro Escolar de Budens, dois equipamentos de extraordinária importância para o Município. 

Equipamentos que só foram possíveis graças ao forte investimento do Governo no nosso Concelho. 

No caso do Centro Escolar a obra foi financiada na maior parte por fundos do Estado, que através do programa PRODER aprovou um financiamento de uma candidatura a fundo perdido de 85% do valor elegível do investimento até ao montante de 1.013.540 euros. 

E no caso do Lar de Idosos e Creche, graças também ao apoio do Governo, que estabeleceu este mês um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo que viabilizou a abertura ao Público do equipamento.


Com esta insistência em conduzir a gestão do Município sem orçamento, 

Sem opções de investimento definidas, 
 
Sem controlo da despesa, 

E sem critério para consumo da receita, 

Constatamos que o Sr. Presidente da Câmara está a conduzir o Município para uma situação financeira caótica, 

Sem retorno, com repercussões negativas e imprevisíveis no presente e no futuro.


Hoje foram já ultrapassados os primeiros oito meses do ano, e foi até hoje completamente ignorado por este executivo permanente, que o Orçamento Municipal não é só um documento de suporte à organização da gestão Autárquica, mas é também, uma exigência da Lei. 


Constatamos que neste orçamento não existiu esforço para regular a despesa, e não foram criadas as condições necessárias para potenciar as receitas.

Neste orçamento foi completamente desprezado o planeamento do futuro, 

As espectativas de crescimento económico, 

As necessidades de acesso à Saúde, 

O combate às desigualdades, 


O equilíbrio demográfico, 

A valorização do património Municipal, 

O ordenamento do território, 

E principalmente o bom senso.


Que fique claro que não aceita-mos que o Município de Vila do Bispo seja gerido desta forma, e de tudo continuaremos a fazer para contribuir para a resolução definitiva dos problemas do nosso Concelho, e na mesma medida, contribuir para um crescimento seguro e credível.


Vila do Bispo, Reunião de Câmara, a 11 de Setembro de 2015

Os Vereadores do PSD

Nuno Alexandre Ramos Leal do Rio

Maria Judite Martins Alexandre Mateus Galhardo Dias





- Nos termos do Estatuto de Direito a Oposição, solícito que esta declaração de voto seja publicada no sítio eletrónico no Município, e que seja impressa e Publicada nos locais habituais de informação do Município, incluído todas as Juntas de Freguesia.